sábado, 30 de abril de 2011

3 - Da Itália ao Brasil - "MONTE AZUL PAULISTA" Família Severini




ÁRVORE GENEALÓGICA DA FAMÍLIA SEVERINI
“Albero di Famiglia”

Família Severini

Breve Historia da Família no Brasil

Homenagem a Pietro Antonio Severini

Um dos primeiros, ou talvez o primeiro fisicamente, construtor e morador do Patrimônio do Senhor Bom Jesus do Avanhadavinha.

No dia 4 de Março de 1896 Maria Cocetta Dodaro Severini com seus três filhos remanescentes: Leonardo, Rosaria, Catarina com oito, cinco e três anos de idade respectivamente. Embarcaram para o Brasil provenientes da cidade de Borgia, Província de Catanzaro, Calábria, Itália para a cidade de Jaboticabal, SP e no mesmo dia prosseguindo para o Avanhadava, local hoje Monte Azul Paulista.

Para encontrar-se com o esposo e pai Pietro Antonio Severini que havia chegado em Monte Azul por volta do ano de 1895 (um ano antes da sua fundação) que foi 29 de Junho de 1896, em sua companhia estavam os dois filhos mais velhos Paolo e Savério.

Estes haviam chegado no Brasil com pai em 27-8-1894, Savério então com 8 anos de idade. Era norma de quase todos os estrangeiros que imigravam, mudar com meia família. Assim procediam, como diziam, para evitar a extinção da família em eventual caso de naufrágio, comum naqueles tempos.

No ano de 1900 Pietro Antonio Severini já era um comerciante ativo, e já supria os primeiros agricultores de Monte Azul Paulista com mercadorias nacionais e importadas que chegavam em lombo de burro, também foi industrial fabricando cerveja e sabão.

Dono do primeiro botequim no qual hospedava as pessoas que em determinados domingos e dias de festa vinham assistir a missa na então na capela do Senhor Bom Jesus do Avanhadavinha.

Foi o primeiro fundador de casa de pouso, na qual hospedou os primeiros mascates e tropeiros e assim comprando e vendendo, da qual se alicerçou o primeiro pólo de progresso do pequeno nascente arraial.

Também foi fundador de casa de venda de toucinho e carne de vaca, cujo abate dos animais, fazia no quintal da própria casa, Foi o primeiro tomador de conta da chave da capela do Senhor Bom Jesus cargo já político, este quase lhe custou à vida por ciúme de rivais, que lhe deram uma cacetada na cabeça, por inveja.

Primeiro proprietário de um quarto dos terrenos no Largo do Senhor Bom Jesus atual Praça Rio Branco. Construindo e impulsionando a pequenina Freguesia do Senhor Bom Jesus do Avanhadavinha.

Estes são alguns fatos da história deste cidadão pioneiro e primeiro comerciante do Arraial, sendo que dele foi adquirido o terreno ao qual foi construída e fundada a famosa casa Damasco no ano de 1901.


Interessante, assim viveu este Ítalo Bandeirante Paulista entre os anos de 1894 a 1 de Março de 1932 quando seu velho coração não mais resistindo veio a falecer, sua esposa Maria Concetta Dodaro havia falecido anteriormente no ano de 1927 no dia 30 de Setembro.
 


Rosalia-Pedro-Concetina-Luis Antonio -Constancina
                                                 
Sentados: Sáverio-Catarina-Leonardo








"Um Pouco do Passado de Monte Azul Paulista"
MONTE AZUL PAULISTA – S.P.

HISTÓRICO

A fundação da atual Monte Azul Paulista e o povoamento do município estão ligados a dois fatores ocorridos ainda no final do século XIX. De um lado foi à procura de terras férteis para o café em sua marcha para o nordeste e oeste do Estado.

Por outro lado a reunião dos fazendeiros Joaquim da Costa Penha e Felipe Cassiano. O segundo cumprindo a promessa de fundar um patrimônio dedicado ao Senhor Bom Jesus, em pagamento pelo restabelecimento da saúde de sua mulher, e o primeiro por ter abandonado Jaboticabal em busca de novas terras.

Felipe Cassiano, proprietario das fazendas Palmeiras e Avanhadava, em território do município de Bebedouro, auxiliado por seus visinhos Joaquim da Costa Penha, Alexandre Dias Nogueira, Aureliano Junqueira Franco, Francisco Pereira e Boa Ventura, em 1896, no alto de espigão entre as referidas fazendas, funda o patrimônio de São Bom Jesus de Avanhadava.

Com a construção da capela, começaram a aparecer às primeiras casas do patrimônio de São Bom Jesus do Avanhadava, que recorre ao engenheiro João Mastela, de Bebedouro, a fim de traçar o arruamento da povoação. Em 1900 ganha o Distrito Policial e em Dezembro de 1903, o Distrito de Paz, subordinado a Bebedouro, já com o nome de Monte Azul.

Em 1914, Monte Azul, teve o nome alterado para Monte Azul do Turvo, por ser banhado pelo rio do mesmo nome. No entanto em 1948, o topônimo é novamento alterado, agora para Monte Azul Paulista, onde prevalece até hoje.

Saudades da Minha Infância


                            Rua Floriano Peixoto – Monte Azul Paulista – SP

                  Rua Sebastião de Souza Lima          Monte Azul Paulista – SP.

Praça Rio BrancoRua Cel. João Manoel – Monte Azul Paulista – SP

Rua Marechal Deodoro da Fonseca – Monte Azul Paulista – SP

  Rua São Pedro – Monte Azul Paulista – SP

 Rua São Pedro – Monte Azul Paulista – SP

Praça Rio Branco - Monte Azul Paulista – SP
Praça Rio Branco - Rua Sebastião de Souza Lima - Monte Azul Paulista – SP

Rua Floriano Peixoto - Vista do Interior da Estação Ferroviaria
Monte Azul Paulista – SP

As Moças de Monte Azul Paulista





MONTE AZUL PAULISTA - SP - 2010

(Nomes de Monte Azul através da história)

Senhor Bom Jesus do Avanhadavinha 1896
São Bom Jesus do Monte Azul 1899

Monte Azul 1900
Monte Azul do Turvo 1944
   Monte Azul Paulista 1948

--------------------------------------------

(Continua)...
Esta mensagem é para todos os leitores que puderem contribuir para o enriquecimento deste trabalho como: correções, relatos, documentos e fotos, etc.

Favor enviar para:

Antonio severini

4 comentários:

  1. Muito legal, sou de Cotia SP , tenho amigos em Monte Azul desde os anos 70 e fiquei muito feliz com estas informaçoes, amo a cidade e essa gente, muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Antonio,

    Existe algum registro dos italianos que chegaram entre 1896 e 1902?

    ResponderExcluir
  3. Meu avô Cesário Bellia foi Batizado em Monte Azul Paulista. Nasceu em Turvinia em 1924... e hoje busco a história da minha família. Meus tataravós chegaram ao Brasl em 1888. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Meu avô Cesário Bellia foi Batizado em Monte Azul Paulista. Nasceu em Turvinia em 1924... e hoje busco a história da minha família. Meus tataravós chegaram ao Brasl em 1888. Abraços.

    ResponderExcluir