sábado, 30 de abril de 2011

9 - Da Itália ao Brasil - "BRASIL COMO DESTINO"


O Brasil Como Destino


Uma Família de Imigrantes Italianos

No Brasil, a imigração foi por muitos anos dominada pelos portugueses, pois, durante o período colonial, apenas os lusitanos podiam desembarcar no País.

Com a independência do Brasil, começaram a ensaiar a entrada de novos imigrantes: alemães, suíços e poloneses, porém esses nunca imigrariam em grande número para o Brasil.

Os portugueses continuavam a chegar em grande número, mas rumavam para os centros urbanos, onde se tornavam pequenos comerciantes. O início da emigração italiana coincidiu com o processo de abolição da escravatura e da expansão das plantações de café.

Incentivado pelo governo brasileiro, panfletos e cartazes passaram a ser espalhado pela Itália, com o intuito de vender uma boa imagem do país e, assim, atrair imigrantes. Rapidamente, milhares de italianos passaram a comprar passagens para o Brasil, em busca de dinheiro e melhores condições de vida.

De início, o governo brasileiro encaminhou os imigrantes para zonas rurais do Sul do Brasil. Ali os italianos se tornaram pequenos agricultores e latifundiários. Mais tarde, as fazendas de café no Sudeste tornaram-se o destino da maioria.

Italianos em São Paulo

O grande incentivo que teve a imigração italiana no Brasil não foi apenas para suprir a falta de mão-de-obra que se instalou no país. Os italianos eram católicos, falavam uma língua latina e tinham costumes parecidos com a raiz luso-brasileira. Isso contribuiria para europeizar a cultura do Brasil na visão do governo brasileiro.

O “abrasileiramento” dos Italianos

Itália e Brasil são países latinos, assim os imigrantes encontraram no país de acolhimento muitas características que facilitaram sua assimilação.

Nos primeiros anos em que viviam no Brasil, as maiores partes dos italianos tentaram viver fechado dentro da comunidade italiana, pois tinham o objetivo de juntar dinheiro e retornar à Itália.

Nos primeiros anos de colonização no Sul do Brasil, os casamentos de italianos fora da colônia eram insignificantes, menos de 10% dos imigrantes se casavam com não-italianos.

Essa situação só mudou na segunda e terceira gerações nascidas no Brasil, a partir da década de 1930, quando os descendentes de italianos passaram a se integrar dentro da sociedade local.

Até hoje um significante número de descendentes de italianos fala dialetos de origem italiana no Sul do país.

No Sudeste do Brasil essa situação foi diferente. Ali os imigrantes rapidamente se integraram dentro da sociedade brasileira, e o casamento de italianos fora da colônia superava o 50%.

Há relatos de que nas fazendas de café, os colonos italianos se comunicavam entre si em português, abandonando a língua italiana para se integrarem no cotidiano brasileiro.

Numa reportagem sobre a contribuição do imigrante no sistema educacional brasileiro, antigos imigrantes italianos escreveram: para fazer a América não é preciso somente trabalhar com esse bendito café, é necessário que nossos filhos freqüentem a escola para aprender o português e todas as coisas deste país. Essa será nossa maior riqueza no Brasil.

Hoje em dia os brasileiros descendentes de italianos estão completamente integrados dentro da sociedade brasileira.

Milhões de brasileiros possuem sobrenomes italianos, que marcam a maiorcolônia italiana fora da Itália, incluindo três presidentes descendentes de italianos: Emílio Garrastazu Médici, Pascoal Ranieri Mazzilli e Itamar Franco.


As péssimas condições de trabalho no interior do Brasil faziam com que os italianos rapidamente rumassem para os centros urbanos, principalmente São Paulo. No início do século XX, a grande maioria dos operários de São Paulo eram italianos.

A maioria dos primeiros grandes industriais de São Paulo - os Matarazzo, os Crespi - constituíram o grupo dos chamados "condes italianos", cuja proeminência só foi ultrapassada com o correr dos anos. Nos centros urbanos brasileiros, os imigrantes italianos foram cruciais para a industrialização das cidades.

Regiões de Origem

A imigração italiana no Brasil ficou marcada por ter sido de duas origens: uma parte oriunda do Norte da Itália, principalmente do Vêneto, e que em sua maioria se dirigiu ao Sul do país; outra parte oriunda do Sul da Itália, que migrou em sua maioria para São Paulo.

A preferência do governo brasileiro pelos italianos do norte era evidente: o norte da Itália era, e continua a ser, a região mais desenvolvida.
Assim, os imigrantes italianos trariam para o Brasil técnicas já avançadas de industrialização e idéias novas para uma modernização do Brasil.

Além disso, havia a visão racista do governo brasileiro em pró de um branqueamento da população brasileira, trazendo maior número de imigrantes do Norte da Itália, por terem a pele mais clara que os italianos do Sul.

Em certas regiões do Norte da Itália, praticamente toda a população teve algum parente ou conhecido que imigrou para o Brasil.

A Influência Italiana no Brasil e Seus Descendentes

A imigração italiana para o Brasil foi um dos maiores fenômenos imigratórios já ocorridos. À medida que o número de imigrantes e seus descendentes iam crescendo, o Brasil modificavam os seus costumes, assim como os imigrantes modificam os seus.

É de notar que a influência italiana no Brasil não ocorreu de forma uniforme: enquanto no Sul/Sudeste do País a comunidade italiana era forte e, em certas localidades, chegou a representar a maioria da população, noutras regiões do País à presença italiana foi quase nula.

Das inúmeras contribuições dos italianos para o Brasil e à sua cultura, destacam-se:

·        O uso do 'tchau' (ciao) como saudação.
·        O enraizamento do catolicismo no Brasil, trazendo elementos italianos para a religião brasileira.
·        Diversos pratos que foram incorporados à alimentação brasileira, como o hábito de comer panetone no Natal e comer pizza e espaguete freqüentemente (principalmente no Sudeste).
·        O sotaque dos brasileiros (principalmente na cidade de São Paulo - ver dialeto paulistano), nas Serras gaúchas e no sul catarinense.
·        Palavras no português do Brasil (como paura, polenta etc).
·        A introdução de novas técnicas agrícolas (Minas Gerais, São Paulo e no Sul).

A imigração italiana no Brasil também serviu de inspiração para várias obras artísticas, televisivas e cinematográficas, como as telenovelas Terra Nostra e Esperança, e o filme O Quatrilho, que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Brás - São Paulo 1897

Fábrica de tecidos em São Paulo - SP fim do seculo XIX 

----------------------------------------------------
(Continuação)...


Antonio Severini, Agosto 2007



 Saúde, Paz e Felicidades a Todos Nós

Nenhum comentário:

Postar um comentário